Introdução

.: Compartilhar experiências é expandir a sabedoria :.

Este guia tem por finalidade mostrar aos proprietários do modem Thomson SpeedTouch 510 como atualizar o programa que existe dentro dele, chamado de firmware, para a versão mais atual do que aquela que o acompanha originalmente.

Uma conseqüência bastante positiva da atualização aqui ensinada é que ela adiciona ao modem um recurso novo que facilita a sua configuração para o correto funcionamento com os serviços de provimento de acesso banda larga à Internet como o BrTurbo, da BrasilTelecom, o Speedy da Telefônica, o Velox, da Telemar, entre outros.

Este guia é uma tentativa de registrar muito daquilo que aprendi sobre o meu modem e repassar isso para outros interessados.  Ao longo dos tópicos, toco em vários outros assuntos, além da atualização propriamente dita, assuntos sempre relacionados ao uso do modem, e dou várias dicas, sempre com o objetivo de compreender melhor o funcionamento desse interessante equipamento. Ainda tenho muito a aprender mas entendo que o conhecimento já adquirido é suficiente para ajudar proprietários do SpeedTouch 510 que estejam tendo problemas de configuração ou que simplesmente querem um melhor modem.

O modem SpeedTouch 510 da Thomson, ao qual passarei a me referir apenas pela abreviatura ST510, é um verdadeiro pequeno computador com tarefas bem específicas, ou seja, ele tem vida própria, não depende de nenhum outro computador ou equipamento para funcionar, tem inclusive alimentação de energia própria, e, a exemplo de um computador que precisa de um sistema operacional para funcionar, o ST510 também usa um sistema operacional mas que é proprietário da Thomson, sua fabricante, ou seja, só a Thomson pode alterar ou melhorar a firmware. A firmware é o programa que dá toda a inteligência ao ST510, que faz com que o ST510 saiba como rotear uma conexão, como prover um firewall para proteção do computador, como discar para o provedor Internet e estabelecer a conexão, como interagir com o usuário através das interfaces web e de linha de comando etc.   Daí a importância de se ter sempre a firmware mais atual - desde que estável - instalada no seu modem.

As etapas para atualizar o seu ST510 são as seguintes:

  • Certificar-se de que você está ciente dos riscos e vantagens envolvidos.
  • Certificar-se de que seu computador esteja acessando corretamente o ST510.
  • Certificar-se de que seu ST510 é versão 4 (dificilmente não o será).
  • Baixar os programas necessários para a atualização.
  • Atualizar a firmware para a versão 4.2.7 (etapa mais delicada).
  • Configurar o modem para o seu provedor ADSL, decidindo entre ponte ou roteador.
  • Instalar utilitários opcionais que fazem parte da nova versão de firmware.
  • Adicionar a opção de idioma em português do Brasil para a interface do ST510.

Nos próximos tópicos, vamos explicar cada etapa em detalhes.  Você pode acessar diretamente uma determinada etapa clicando no tópico apropriado no menu fixo, à esquerda.


Como não conheço uma boa tradução para a palavra inglesa firmware, estou utilizando a própria como neologismo da nossa língua.

Nota: Meu computador, por questões de gosto pessoal, utiliza o Windows XP versão original em inglês, assim como o navegador Internet Explorer que também está em inglês.  Portanto, nas figuras que se seguem, os textos do navegador, do sistema operacional e outros estão em inglês mas tenho certeza de que isso não será um impedimento para a correta compreensão das instruções contidas neste guia.  Tenho planos de, quando conseguir um computador com Windows XP em português, adicionar as informações em português a este guia.

Topo